Pesquisas apontam que segurança é a maior preocupação do brasileiro ao comprar ou alugar um imóvel (e uma das maiores preocupações em qualquer situação). De modo geral, bairros em que a segurança pública é mais presente são mais caros, então é preciso estar disposto a pagar o preço.

Para aqueles que podem cogitar instalar em suas casas elementos tecnológicos que potencializem a segurança, as opções são muitas. Ainda que não exista um modelo de segurança integralmente garantido, é possível chegar bem perto disso. Confira abaixo o que você pode fazer para aumentar a segurança de sua residência!

Sistema de controle de acesso

Trata-se de um sistema complexo e bastante completo, o qual envolve diferentes funcionalidades. Com ele você terá rede de câmeras, alarmes modernos, circuitos internos de TV, tudo integrado. Além disso, há monitoramento dos pedestres externos e internos, dos veículos, visitantes, movimentação e troca dos guardas e dos elevadores, enfim, visão detalhada tanto de pequenos elementos quanto da cena geral.

Fechadura wireless

Esta opção parece pertencer aos filmes de ficção científica. Mas acredite: agora você pode ter travas eletrônicas nas fechaduras de sua casa, as quais são trancadas ou destrancadas de acordo com o comando dado via wi-fi ou bluetooth, feito a partir de um aplicativo de celular. O fechamento eletrônico das portas não impede o uso de chaves, mas certamente potencializa a sensação de segurança e de controle sobre a própria casa.

Porta blindada

Agora entramos numa esfera de segurança quase militar. Sim, a blindagem saiu dos carros e já pode estar na sua casa (se você estiver com o orçamento bem…robusto). A blindagem se dá em razão do revestimento de aço balístico e a fechadura é multidirecional, o que dificulta arrombamentos.

Janela blindada

É brutal pensar em como as pessoas não estão seguras dentro de suas próprias casas. Não são apenas furtos e assaltos que assustam moradores de muitas regiões, mas também o risco de balas perdidas. O mercado pensou em uma solução para o perigo: janelas blindadas. Além da insegurança ser desanimadora, também é desolador saber que as pessoas que mais precisam desse tipo de tecnologia vivem em regiões de baixa renda.

Parede blindada

Continuamos no nível de segurança militar. Para pessoas e empresas que possuem bens de alto valor, existe a possibilidade de inserir chapas de aço inoxidável na parede, tanto em residência construídas quanto em imóveis em construção.

Leitor biométrico

O sistema de leitura biométrica de rosto, digitais, íris dos olhos ou formato das mãos atual em conjunto com o sistema completo de controle de acesso. Para que a pessoa possa acessar a residência não há uso de nenhum elemento físico, como chaves e controles. Como os elementos pessoais verificados (como digital e íris) são pessoais e únicos, a chance de alguém acessar indevidamente o imóvel é extremamente dificultada.

Todos esses aparatos tecnológicos são iniciativas do mercado que demonstram a fragilidade da segurança pública. No entanto, o preço de toda essa inovação é astronômico quando se tem em consideração a renda média do brasileiro.